25 novembro, 2011

Salão de Los Angeles: Jaguar revela XKR-S Convertible



A inglesa Jaguar também está marcando presença no Salão de Los Angeles com o XKR-S Convertible. Carregando o título de modelo conversível mais rápido já produzido pela marca, o esportivo traz debaixo do capô um motor com nada menos que 550 cavalos de potência.

Visualmente, o XKR-S Convertible se diferencia da versão convencional principalmente pelo teto retrátil com capota de lona. Há ainda novas entradas de ar no para-choque, detalhes em fibra de carbono na carroceria e rodas de 20 polegadas pintadas em tom grafite.



Segundo a Jaguar, algumas alterações foram empregadas para melhorar a aerodinâmica, como teto 0,4 centímetros mais baixo que o modelo Coupé, entre outros. O teto, segundo dados de fábrica, pode ser aberto ou fechado em 18 segundos, mas até no máximo 24 km/h.

O habitáculo traz bancos com 16 modos diferentes de ajuste, volante multifuncional e console central com acabamento em black piano. Apenas 25 unidades serão vendidas no Estados Unidos, e todas, diga-se de passagem, já foram reservadas. O preço é de US$ 138.000, o equivalente a R$ 244.122.

Debaixo do capô vai um poderoso motor 5.0 V8 com 550 cavalos e 69,4 kgfm de torque máximo. A aceleração é feita em 4,4 segundos e a velocidade máxima é de 300 km/h.

22 novembro, 2011

Amarok 2012 automática na Europa



A Volkswagen já está oferecendo oficialmente na Europa a picape Amarok equipada com inédito câmbio automático. A empresa fabricante da transmissão, a renomada ZF, divulgou hoje (22) os primeiros detalhes do componente, que conta com oito marchas e usa tecnologia semelhante ao conjunto que equipa o SUV Touareg.



Batizada de 8HP, a transmissão garante, além da comodidade de dirigir sem fazer trocas constantes de marcha, um consumo de combustível relativamente comedido – dados de fábrica revelam uma média de 13,1 km/l de diesel. A marca não revelou preços ou demais detalhes sobre a nova versão.



Por aqui, a chegada do modelo está programada para o início do ano que vem.

20 novembro, 2011

Salão de Los Angeles: Novo Cadillac XTS



Divisão mais luxuosa da General Motors no Estados Unidos, a Cadillac está apresentando nesta semana no Salão de Los Angeles o novo sedã XTS. Concebido para substituir os modelos DTS e STS, o três volumes traz o visual e a tecnologia como principais armas para enfrentar a concorrência, especialmente a alemã.

Com medidas pra lá de generosas, o XTS promete desbancar muitos rivais no quesito espaço. São nada menos que 5,10 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre os eixos. Segundo a Cadillac, tais medidas garantem um espaço interno superior ao de Audi A6 ou BMW Série 5 e um porta-malas maior que o do Audi A8.



A cabine tem acabamento primoroso, herdando dos modelos anteriores as melhores qualidades. Como evoluções pode-se apontar o uso de plásticos mais requintados e apliques metálicos e de madeira no painel. No console central, o destaque ficar por conta de uma tela de LCD de 8 polegadas.



A plataforma é a conhecida Epsilon II, usada também no Opel Insignia, porém em uma versão mais refinada e alongada. A suspensão dianteira é do tipo HiPer Strut, enquanto a traseira é neumática. Debaixo do capô o motor é um 3.6 V6 com 300 cavalos e 38,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas.

De série a tração é dianteira, mas uma versão com tração nas quatro rodas e diferencial Haldex também será oferecida.

Salão de Los Angeles: Hyundai revela mais detalhes do Novo Azera



A Hyundai está apresentando nesta semana no Salão de Los Angeles a nova geração do sedã Azera. Um dos principais destaques no estande da marca, o modelo ficou maior e mais sofisticado. Com ele, a gigante sul-coreana espera ter um representante de peso na categoria, composta ainda por rivais como Ford Taurus, Buick LaCrosse e Toyota Avalon.



Posicionado ente o Sonata e o luxuoso Genesis, o Azera revelado em Los Angeles não difere muito do modelo já apresentado. O visual é praticamente o mesmo, com exceção de setas laranjas nos faróis, ao passo que o acabamento da cabine segue com qualidade.



Dependendo da versão, a Hyundai ressalta que o modelo poderá ser equipado com assentos térmicos dianteiros e traseiros, ar-condicionado com controles independentes, sistema de navegação com GPS e câmera de ré, entre outros.



Debaixo do capô o modelo terá um bloco 3.3 V6 com 295 cavalos de potência, associado à uma transmissão automática de seis velocidades. A marca afirma que o consumo do modelo é relativamente comedido, graças especialmente a recursos como injeção direta de combustível e cabeçote multi-válvulas.



A Hyundai não revelou os preços, o que só deve acontecer em fevereiro, quando o modelo começa a ser vendido no mercado norte-americano.

17 novembro, 2011

Peugeot inicia produção do Novo 308 na Argentina



A PSA Peugeot Citroën iniciou a produção em série do Peugeot 308 em seu Centro de Produção de El Palomar, na região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina. Em nota, a marca também confirma oficialmente que o Novo 308 será comercializado no Brasil em 2012.

De acordo com a marca, o Novo Peugeot 308 é construído sobre a mais moderna plataforma média do Grupo PSA Peugeot Citroën. As vendas começam a partir do próximo ano, inicialmente, na Argentina e no Brasil, e de forma progressiva, atenderá outros mercados da América Latina.

O Grupo PSA Peugeot Citroën informou que o projeto de desenvolvimento do Novo 308 demandou dois anos de trabalho das equipes locais do Grupo PSA Peugeot Citroën e investimentos de cerca de 120 milhões de euros, dos quais uma parte importante se destinou à integração de componentes locais e também na qualificação da mão de obra.

Jaguar pode lançar subcompacto de luxo rival do Aston Martin Cygnet



Se a Aston Martin surpreendeu ao lançar o pequeno Cygnet (baseado no popular Toyota iQ), a Jaguar promete gerar ainda mais polêmica com um modelo semelhante. Segundo anunciou nesta semana Ian Callum, chefe de desing da marca, há grandes chances de a Jaguar pôr no mercado nos próximos anos um subcompacto citadino.

Callun revelou que o modelo será uma espécie de “anti-Cygnet”, mas não será necessariamente um hatchback. O luxo e a sofisticação presentes nos modelos da marca também não poderão faltar no futuro compacto, confirmou o designer.

Los Angeles: Land Rover apresenta DC100 Concept



A Land Rover levará ao Salão de Los Angeles nesta semana o DC100 Concept em versão exclusiva para os norte-americanos. No entanto, as mudanças foram bem mais sutis de que se esperava – nota-se novidades apenas em detalhes estéticos da carroceria. Na gama de motores há blocos movidos a diesel e gasolina.



Em relação ao modelo exposto em setembro no Salão de Frankfurt, o DC100 ganhou rodas de liga leve de 20 polegadas com desenho inédito, ao passo que a versão com capota rígida recebeu ainda nova combinação de cores na carroceria. Uma versão diferenciada com acessórios como snorkel e rack de teto também é destaque.

Debaixo do capô o DC100 traz um bloco 2.0 de quatro cilindros turbodiesel, enquanto o modelo Sport, conversível, conta com um propulsor também turbo de quatro cilindros, porém movido a gasolina. Ambos são equipados com câmbio automático de oito marchas e uma nova geração do sistema de tração Terrain Response.



De acordo com John Edwards, diretor global da Land Rover, o novo Defender está programado para chegar ao mercado em meados de 2015. O executivo adiantou ainda que o jipe será um modelo global e sua presença nos Estados Unidos é fundamental para avaliar o gosto e as preferências de cada público.

Novo Ford Mustang 2013



A Ford apresentou oficialmente a linha Mustang 2013. Sem modificações profundas, a Ford promoveu alterações que beneficiam o prazer ao dirigir, aumentou a potência do motor V6 e também pequenos retoques visuais. Veja fotos do Ford Mustang 2013 nas versões Standard, GT e Boss.



A Ford preferiu não mexer muito no visual do Mustang. As mudanças mais significativas ficam por conta da nnova grade dianteira e novo desenho mais agressivo do para-choque. Adicionalmente, a versão GT recebe novos extratores de ar funcionais, e opcionalmente, podem receber luzes auxiliares de neblina HID. A linha Mustang 2013 também ganha novas rodas esportivas (de 17, 18 e 19 polegadas) e novos retrovisores com LEDs integrados que projetam o logotipo do Cavalo ao abrir as portas.

Toyota inicia a produção do Novo Camry



A Toyota Motor anunciou nesta semana o ínicio do funcionamento da linha de produção do Novo Camry em sua fábrica na Rússia. Por lá, o visual do sedan de luxo da marca japonesa é diferente do lançado recentemente nos Estados Unidos.



O Toyota Camry será oferecido na Rússia com opção de dois motores a gasolina: um recém-desenvolvido de 4 cilindros de 2,5 litros e um de 3,5 litros V6, ambos em acordo com as normas do Euro V. Os dois motores são equipados com a transmissão automática de 6 velocidades, que segundo a Toyota proporciona economia de consumo de combustível na ordem de 24% e 8% respectivamente.

PSA vai eliminar 5.000 postos de trabalho





O Grupo PSA Peugeot Citroën anunciou que irá cortar 5.000 empregos em sua maioria na França durante o próximo ano como parte de um amplo plano de redução de custos.

De acordo com a France Press, entre os funcionários afetadas 1000 serão trabalhadores das áreas de pesquisa e desenvolvimento. O movimento vem semanas depois do grupo anunciar planos para economizar cerca de 800 milhões de euros (1,08 bilhões de dólares) no próximo ano.


A indústria automotiva é peça chave da indústria francesa, e o setor é o responsável por empregar direta ou indiretamente, um quarto da força de trabalho nacional.

A PSA emprega 200.000 pessoas em todo o mundo, e ultimamente está investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento em países emergentes, incluindo China e Brasil.

ancesa, e o setor é o responsável por empregar direta ou indiretamente, um quarto da força de trabalho nacional.

Seat irá utilizar tecnologia Volkswagen para produzir veículos híbridos



A montadora espanhola integrante do Grupo Volkswagen revelou o novo Altea XL Eletric Ecomotive nesta semana e também o Leon Twindrive Ecomotive Híbrido, modelo revelado pela primeira vez há quase três anos. A marca também confirmou que o seu primeiro modelo híbrido da será lançado no mercado em 2014 e um veículo totalmente elétrico chega em 2015.

O Seat Altea XL Ecomotive irá compartilhar a motorização do Golf elétrico Blue-E-Motion, modelo apresentado no ano passado. Equipado com um motor elétrico que produz 85kW de potência e 27,53 kgf/m de torque, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e alcança velocidade máxima de 135 km/h, limitada eletronicamente.

Embora os detalhes técnicos fornecidos pela Seat sejam escassos, informações preliminares indicam que o modelo híbrido Leon EV no modo elétrico tem autonomia de apenas 52 quilômetros, velocidade máxima de 170 km/h (120 km/h no modo elétrico) e consumo médio de combustível de 58,82 km/l.

16 novembro, 2011

Volkswagen Golf GTI Edition 35 B&B chega aos 362 cv



Hatch ganha quatro opções de preparação com até 362 cv


A preparadora alemã B&B mostrou sua mais recente criação feita sobre o Volkswagen Golf GTI Edition 35. O modelo criado em comemoração aos 35 anos do primeiro Golf GTi teve o motor 2.0 TSI de 235 cv - já com 25 cv a mais em relação ao GTI normal - profundamente modificado para entregar muito mais força.

São dois modelos de transformação. No primeiro, divido em duas fases, o dois litros chega a interessantes 280 cv e 38 kgfm de torque, ou a até 310 cv graças a modificações eletrônicas, como o aumento da pressão do turbo e tempo de injeção de combustível. Mas o segundo modelo - também com duas fases - é quem torna o GTI um animal muito diferente do original. São nada menos que 326 cv extraídos do TSI, com 46 kgfm de torque a apenas 3.000 rpm. E o último estágio eleva a potência para quase absurdos 362 cv e 51,4 kgfm.

Com tanta potência, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e leva o carro à velocidade máxima de 278 km/h, cifras dignas de superesportivos. Para segurar tanta força extra, o hatch teve a suspensão, freios e conjunto rodas/pneus modificados na mesma proporção. A altura foi rebaixada em 30 milímetros, e as rodas variam entre 19 e 20 polegadas. O preço da transformação do Golf fica entre R$ 2.800 para os pacotes mais brandos, e chega a altos R$ 21.600 para o modelo mais hardcore.


EUA: Fiat 500 com vendas abaixo do esperado provoca demissões



O Fiat 500 pode estar apresentando bons resultados de vendas em muitos países, mas não é bem o caso dos Estados Unidos, onde seu lançamento com projeções de vendas excessivamente otimistas não está saindo como o esperado.

O fato é que a Chrysler teve que suspender temporariamente a produção do motor 1,4 litro que equipa o Cinquecento até que a demanda se aqueça novamente. Como resultado, a empresa teve de demitir em torno de 100 funcionários da linha de produção, segundo aponta o relatório Auto News.

A Fiat inicialmente fez projeções de vendas para 50.000 unidades este ano, mas a duas semanas atrás, a marca não tinha vendido nem 16.000.

JAC Motors oficializa fábrica no Pólo Industrial de Camaçari na Bahia


O presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, e dirigentes internacionais da empresa farão, hoje à tarde, o anúncio oficial da implantação da fábrica da montadora na Bahia. O evento será realizado no espaço Unique e contará também com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

A instalação da unidade baiana foi confirmada por Correia no início de outubro. O investimento total é de R$ 900 milhões, oriundos de capital misto (80% do Grupo SHC e 20% da JAC Motors, da China). A fábrica será construída no Polo de Camaçari, numa área de 5 milhões de metros quadrados, vizinha à Ford. A expectativa é de que a unidade fique pronta em 2014.

A montadora baiana terá capacidade para produzir 100 mil veículos anuais, em dois turnos, e vai criar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. O projeto prevê ainda a construção de um centro de estilo e design, que vai empregar mais 50 profissionais; de uma pista de testes ao nível do mar e de uma área alfandegada, para facilitar as transações de importação e exportação.

Também está previsto um investimento do governo de cerca de R$ 100 milhões, recursos provenientes do PAC, para a ampliação e modernização do Porto de Aratu, por onde a produção da JAC Motors deverá ser escoada.

Europa já exige ESP em todos os lançamentos

 

Controle de estabilidade também passa a ser obrigatório em todos os carros vendidos a partir de 2014

No início de novembro a comunidade europeia sancionou uma lei que torna obrigatória a presença do controle de estabilidade - o ESP - em todos os carros e veículos comerciais leves lançados na Europa a partir de 1° de novembro de 2011. Em 31 de outubro de 2014 a medida passa a valer para todos os carros vendidos por lá, que deverão ser equipados com o dispositivo de segurança.

A nova exigência faz parte de um amplo pacote de medidas adotadas pelo continente para melhorar a segurança viária nas rodovias do velho mundo. "O ESP pode evitar até 80% dos acidentes começados por derrapagens. Após o cinto de segurança, pode ser considerado o sistema mais importante nos carros", aponta Werner Struth, presidente da divisão de sistemas de controle dinâmico da Bosch.

A empresa desenvolveu o primeiro ESP do mundo ainda em 1995, e em 2010 o sistema já equipou 41% dos novos carros fabricados no mundo. Na Europa, 63% dos novos modelos contam com o sistema que hoje integra uma complexa rede de monitoramento e assistência ao motorista em muitos carros.

O ESP aproveita os sensores dos freios ABS para medir 25 vezes por segundo o ângulo da trajetória do veículo, sua velocidade e os compara com a posição do volante e acelerador. Se o sistema detecta uma divergência entre esses valores, a potência do motor é reduzida eletronicamente a fim de diminuir a velocidade e estabilizar o carro. Além disso, pode frear individualmente cada roda de modo a cortar qualquer início de derrapagem.

Jeep Renegade ganha novos motores na Europa

  O Jeep Renegade ganhou novas opções de motor no mercado europeu. Agora o SUV compacto passa a dispor de uma versão diesel de entrada co...