22 novembro, 2012

Renault lança linha Sandero 2013 com versão GT-Lin

 

A linha Renault Sandero 2013 chega ao mercado com a opção do “novo” motor 1.6 8V Hi-Power e também com versão GT Line, a qual adota um visual mais esportivo e acabamento diferenciado. As versões Authentique e Expression ganham novos equipamentos de série.


Na linha 2013, o Sandero e Sandero Stepway também serão oferecidos com o novo motor 1.6 8V Hi-Power, desenvolvido pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas (RTA), instalado no Brasil, e que tem como principal diferencial a entrega de torque em baixas rotações.

De acordo com a Renault, o novo motor é fruto de 36 meses de trabalho e mais 7 mil horas de ensaios em laboratório para validação e 40 protótipos testados. No total, foram 51 novas peças. As principais mudanças destacadas pela Renault são:

- Aumento da taxa de compressão do motor, passando de 9,5:1 para 12:1;
- Nova Central Eletrônica, com mais capacidade de armazenamento e com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor;
- Adoção de bielas forjadas, com novo aço mais resistente e mais leve (o peso foi reduzido de 532g para 501g, cada).
- Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga;
- Nova junta do cabeçote composta por três lâminas de vedação;
- Corpo de borboleta com a inclusão do 5º bico injetor de seis furos, o que proporciona uma partida mais eficiente;
- Novo eixo do comando de válvulas, visando adequar a operação de abertura/fechamento das válvulas de admissão e escape ao aumento da taxa de compressão;
- Novos pistões, adequados para o aumento da taxa de compressão.

Os engenheiros também trabalharam no desenvolvimento de um novo motor de partida para o propulsor 1.6 8V Hi-Power. Esta nova peça possui uma maior velocidade de rotação, resultando numa partida mais rápida e mais robusta, sem falhas.

“Cerca de 85% do torque já estão disponíveis em 1.500 rotações, o que significa para o consumidor em uma redução do consumo de combustível de 10% na cidade, além de arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que podem ser sentida no trânsito urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo”, explica Gustavo Volci, chefe de Projeto de Desenvolvimento de Motores do RTA.

Comparando-se com o antigo Hi-Torque, o novo propulsor Hi-Power tem 10% a mais de potência, usando etanol (E100), e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm.

De acordo com a Renault, a velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.

O câmbio de cinco marchas é o mesmo, mas a Renault modificou as relações para beneficiar o consumo de combustível.

Após iniciar a publicidade do modelo e diversas informações já terem sido antecipadas, a Renault oficializa a versão Sandero GT Line como parte da gama, e não apenas uma edição especial.


As mudanças estéticas contam com faróis com máscara negra e os faróis de neblina com moldura preta, novo pára-choque frontal, exclusivo da versão GT Line, adesivos nas laterais, retrovisores na cor preto brilhante, rodas de 15 polegadas na cor preta, aerofólio, lanternas traseiras escurecidas e extrator de ar integrado ao pára-choque.


No interior, o Sandero GT Line tem vermelho nos cintos de segurança e nas costuras do banco, vlante e manopla de câmbio em couro, quadro de instrumentos com relógio do conta-giros com fundo branco e ponteiro na cor vermelha.


O GT Line sai de fábrica equipado com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista os importantes itens de segurança: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro.


O preço do Sandero GT Line é de R$ 38.470.

Com as mudanças adotadas a partir da linha 2013, os itens do Pack Plus (calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante) passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. Já o Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebe ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão 1.6 passa a conta ainda com rodas de liga leve com novo desenho.

Com as alterações introduzidas nas linhas 2013 de Logan e Sandero, o motor 1.6 16V Hi-Flex continua disponível nas versões automáticas dos modelos.

Preços da linha Sandero 2013


Sandero Autentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 27.030
Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 32.610
Sandero Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 35.930
Sandero Privilége 1.6 8V Hi-Power – R$ 38.470
Sandero GT Line 1.6 8V Hi-Power – R$ 38.470
Sandero Stepway 1.6 8V Hi-Power – R$ 40.660
Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex Automático – R$ 41.760

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